Leituras de Setembro/2016


"NOSSA OLHA QUEM TÁ VIVA" pois é, às vezes acontece de lembrar desse canto aqui. O problema é um combo de falta de vontade de postar + falta de vontade de viver ler. Talvez porque acabei esgotando tudo no BEDA mesmo, ou porque ultimamente a única coisa que eu ando fazendo é caminhar e assistir Bleach - não me perguntem porquê. Nem eu sei direito como fui parar aí, mas esse negócio tem (vou botar até por extenso) TREZENTOS E SESSENTA E SEIS EPISÓDIOS e eu já tô no 179 e é isso, a vida segue. Mas de setembro pra cá eu consegui ler algumas coisas.

1 - SOU FÃ! E AGORA?
Frini Georgakopoulos, Seguinte
cultura | saraiva | amazon
Acabei comprando só no final da Bienal, então não deu pra pegar autógrafo, fuén. Além do livro ser todo bonito, ele é ideal pra botar quem gosta de ler pra pensar um pouco em cima desse assunto. Ele é dividido em 4 partes. A primeira fala sobre literatura juvenil e young adult, a segunda comenta sobre alguns aspectos que nos fazem gostar tanto de histórias, a terceira traz a relação leitor/livro e a última bota o fã no centro da coisa toda - tudo com uma linguagem simples, o que deixa a leitura bem fluida. Quem já costuma acompanhar algumas discussões desse tipo em blogs e redes sociais vai reconhecer vários dos assuntos tratados, quem está entrando nessa agora vai ter um ótimo guia pra poder discutir melhor o que leu. Sempre tem algum aspecto novo pra conhecer.

2 - SINCERAMENTE MAISA
Maisa, Fernanda Nia (ilustradora), Gutenberg
cultura | saraiva | amazon
Seguir a Maisa no twitter foi uma das melhores decisões que eu já tomei no que diz respeito a gente famosa em redes sociais, então o berro de QUERO quando a Gutenberg anunciou que ia lançar um livro dela foi natural. E ainda tem ilustrações da Fernanda Nia! O livro não é exatamente uma biografia. Ela comenta bastante sobre a carreira, mas é basicamente Maisa falando de um jeito bem direto e descontraído sobre assuntos variados, tudo com ilustrações coloridas e fotos ótimas. O livro é curto, divertido e uma boa maneira de comprovar como a menininha do Playstation virou uma adolescente descolada e consciente. E como peguei autógrafo na Bienal, posso dizer que além de tudo isso ela é simpática e fofa.

3 - SOU DESSAS
Valesca, Best Seller
cultura | saraiva | amazon
Biografia da ♥ Valesca Popozuda ♥ e ainda peguei autógrafo na Bienal. O livro é bem completo sobre a carreira dela e algumas de suas opiniões, mas acho que no geral eu esperava algo um pouco diferente tanto na escrita quanto na parte estética do livro. "AI MAS NEM DEVE TER SIDO ELA QUE ESCREVEU" caguei, não me interessa se foi ghostwriter ou não - aliás vocês superem essa polêmica de ghostwriter, parece aquele pessoal chato que até hoje não se conforma de playback no show da Britney. O que acontece é que a leitura não é tão fluida quando poderia ter sido, talvez se ele fosse escrito em terceira pessoa funcionasse melhor. As fotos parecem meio apagadas demais, literalmente: quase dá a impressão de que faltou tinta na hora de imprimir, e até hoje não consegui desapegar da capa provisória que foi apresentada no Mochilão da Record. De qualquer maneira, a leitura valeu a pena. E vocês não têm noção do quanto essa mulher é bonita pessoalmente.

4 - ESTRANHOS
Fefê Torquato
loja da autora
O narrador da HQ passa os dias observando os apartamentos de um prédio. Em cada capítulo ele nos apresenta um pouco sobre a vida de um dos moradores. Não sabemos nada concreto sobre o que eles fazem fora de seus lares, apenas o que o narrador deduz. Acompanhá-lo nessas observações da intimidade dessas pessoas dá uma sensação de invasão de privacidade que logo diminui diante da curiosidade de saber um pouco mais sobre elas - e sobre o próprio narrador, que é desconhecido. Em nenhum momento sua identidade é revelada, nem porque observa essas pessoas com tanto afinco. Eu já era fã da Fefê Torquato por causa de Gata Garota, então quando Estranhos apareceu pra financiamento coletivo no Catarse meu dedo correu pro botão de financiar mais rápido do que ele corre pro de compra com um click na amazon. Amei tudo.

5 - A
Fefê Torquato
loja da autora
Não vou falar muito pra não dar spoilers, mas essa HQ sem texto dá um plot twist sensacional em um conto de fadas bem conhecido.

4 comentários :

  1. As obras da Fefê Torquato eu sou louca pra conhecer. Não sei quando ocorrerá, mas VAI ACONTECER. Muita fé nesse processo!

    Não sabia que a Maisa tinha livro, mas apesar de todo o preconceito que rola com esse tipo de literatura eu acho válido conhecer. Não vou falar sobre porque né, desconheço, mas pretendo ler quando puder.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai acompanhando ela pelo youtube, assim dá pra ir conhecendo um pouco do trabalho dela!

      Excluir
  2. Achei a proposta de Estranhos muito legal! E a loja toda dela é convidativa.
    Ficou aqui na eterna lista do "quando der/couber em casa".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu olho pra minha versão dessa lista e meu cérebro grita KILL IT WITH FIRE!

      Excluir