CEM IDEIAS QUE DERAM EM NADA


›› autora: antonia pellegrino
›› editora: foz
›› ISBN: 9788566023176
›› número de páginas: 159
›› onde comprar: cultura | saraiva | submarino | amazon
compras feitas pelos links indicados geram uma pequena comissão ao blog
sinopse: o título é bem auto-explicativo

O bom de livros com títulos longos como Cem ideias que deram em nada é que eles dizem já na capa a que vieram. Nem precisa de sinopse. Cabe certinho em um tweet. E como eu não resisto a títulos longos…

São realmente cem capítulos. “MAS EM 159 PÁGINAS???” É, em 159 páginas, e cada capítulo conta um pouco sobre alguma ideia que acabou não dando em nada ou porque não deu certo, ou porque nunca saiu do papel ou da cabeça. Se não me engano, os mais longos tem, no máximo, 3 páginas. Os mais curtos tem uma frase só. Alguns são muito bonitos e poéticos, outros com uma carinha ótima de cotidiano, mas os meus preferidos foram mesmo os curtinhos, de no máximo um parágrafo.

Sempre acabo atraída por textos curtinhos, o que foi, por sinal, a segunda coisa que me fez pegar Cem ideias que deram em nada para ler. Que atire a primeira pedra quem nunca, no meio do dia, do nada, teve aquela ideia ótima que sumiu da mente depois de dez segundos ou que, num bar, criou um plano genial pra alguma coisa que, com uma análise melhor, de genial não tinha nada.

Todo mundo poderia criar uma lista de ideias que teve e que acabaram não dando em nada, e foi o que acabei fazendo – na minha cabeça, então acho que minha ideia de fazer uma lista de cem coisas que deram em nada pode ser considerada uma ideia que deu em nada? Enfim.

A questão é que achei o livro bem legal, não só porque a autora escreve muito bem, mas porque escreve muito bem os capítulos curtinhos. Acho que quanto mais curto o texto, mas difícil dele ser escrito porque a economia de palavras te leva a pensar muito bem antes de botar cada uma delas no papel.

Aliás, esse livro me lembrou o jeitinho do Listografia – sua vida em listas, lançado pela Intrínseca, que consiste basicamente em páginas e mais páginas de sugestões de listas pra fazer – assim como as ideias que deram em nada desse livro.

Cem ideias que deram em nada acabou dando em um livro muito bom.


Nenhum comentário :

Postar um comentário